quinta-feira, 2 de julho de 2015

Organizadores do II Copene Sul convidam para festa de encerramento



Em comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, 25 de Julho, a Coordenação do II Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sul (II Copene Sul) convida a todos(as) para a festa oficial de encerramento: “Cadê Tereza?”. A confraternização acontecerá no dia 23 de julho, a partir das 22h, na Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio (Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 - São Francisco).

“Rainha Tereza”, como ficou conhecida em seu tempo, nasceu no século XVIII, no Vale do Guaporé, no Mato Grosso. Ela liderou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro. Segundo documentos da época, o quilombo abrigava mais de 100 pessoas e a luta resistiu da década de 1730 ao final do século. Tereza foi morta após ser capturada por soldados em 1770.

A liderança de Tereza ganhou destaque com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa. Sob seu comando, a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Em 1994, a história da “Rainha” foi relembrada pela escola de samba Unidos da Viradouro no samba-enredo “Tereza de Benguela, uma rainha negra no Pantanal”.

25 de julho - Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra | Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
O dia 25 de julho celebra, no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi instituída através da Lei nº 12.987/2014, que entrou em vigor no dia 02 de junho de 2014. Neste dia também se comemora o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, que foi criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, e é um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.

Como será realizado próximo a essa data, os organizadores do II Copene Sul perguntam a todos (as): Cadê Tereza? "Cadê Tereza" é uma canção composta pelo cantor brasileiro Jorge Benjor, gravada em 1969. E Tereza está em todos nós, homens e mulheres, porque Tereza representa todas as mulheres negras e a resistência de todos (as) que lutam por políticas afirmativas, liberdade e igualdade para o povo negro, bem como pela valorização e reconhecimento dos saberes negros e do conhecimento produzido pelos cientistas e intelectuais negros e negras. Tereza está presente nos movimentos sociais negros, nas comunidades quilombolas, nas universidades, nas tradições religiosas de matriz africana (comunidades de terreiro), na cultura afro-brasileira, da diáspora e africana.

E é ao som de “Cadê Tereza” - e de outros tantos ritmos que faziam parte dos grandes bailes blacks das decádas de 1970 e 1980 - que convidamos vocês, participantes do II Copene Sul, para curtirem e dançarem ao som da música negra de qualidade (funk, soul, samba, samba-rock), selecionadas pela DJ Babi Oeiras, que estará nos comandos das pick-ups. A festa acontece, ainda, em uma ambiente que é “nosso”, a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, que completou 127 anos de resistência. O “13” , como é conhecido em Curitiba, é o terceiro clube social negro mais antigo do país em funcionamento, segundo mapeamento do Portal de Clubes Sociais Negros do Brasil.

Congressistas, sejam bem-vindos! Tragam muita alegria e disposição, festejem, compartilhem esse momento, brindem à vida, façam novas amizades, mas lembrem-se que no dia seguinte….Ainda terá mais atividades do congresso!

:: Cadê Tereza? | Festa de encerramento do II Copene Sul
:: Quando?

23 de julho de 2015 | 22h
:: Onde?
Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio
Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 - São Francisco.
:: Discotecagem com DJ Babi Oeiras

:: Ingressos?
R$ 10 (antecipado, durante o congresso);
R$15 (no local).
*Em breve, informações sobre como comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário