quinta-feira, 16 de julho de 2015

Programação Cultural do II Copene Sul


Yalorixá Iyá Mukumby ( In Memorian Jacarezinho, 17 de julho de 1950 - Londrina, 03 de agosto de 2013).
Nascida em Jacarezinho, Yá Mukumby (Vilma Santos de Oliveira) foi covardemente assassinada em uma chacina ocorrida no dia 3 de agosto de 2013, em sua casa, na zona oeste de Londrina. Foi uma das mães de santo do Candomblé mais conhecidas do Paraná e uma personalidade de grande importância na história política do Movimento Negro de Londrina, tornando-se um símbolo nas lutas por políticas afirmativas, liberdade e igualdade para a população negra daquela cidade. Suas lutas contra a discriminação e pela preservação das tradições ancestrais africanas contribuíram para conquistas significativas em prol dos afrodescendentes. Também presidiu o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina e ajudou a implantar o sistema de cotas raciais para negros junto à Universidade Estadual de Londrina (UEL), tendo participado como membro da comissão de homologação do sistema de cotas.

José Endoença Martins
O escritor, fomentador da literatura em Blumenau, coordenando a Revista de Divulgação Cultural da FURB (Universidade Regional de Blumenau), participou da criação e organização de revistas e círculos literários. Publicou poesias (entre outros, Me pagam para Kaput, 1986; Diet Poesia, 1990; Poelítica, 1996; Martins ao Cubo, 2009); teatro (O olho da cor, 2003); contos (A cor errada de Shakespeare, 2006); romances (Enquanto isso em Dom Casmurro, 1993; Legbas, Exus e Jararacumbah Blues, 2012). Sua obra literária sempre dialogou com a literatura afro-americana e com a afro-brasileira. A negritude, negrura e negrice, conceitos trabalhados pelo ensaísta, ganham vida em seus diálogos literários. Capitu sai do livro de Machado de Assis para aventuras em Blumenau como uma mulher negra e sua ousadia a leva a uma cena de A cor púrpura de Alice Walker (no romance Enquanto isso em Dom Casmurro).  A temática da mulher negra figura central também na peça O olho da cor (nitidamente inspirada no romance O olho mais azul de Tony Morrison) e no romance Legbas, Exus e Jararacumbah Blues. O pesquisador/professor levou sua profundidade de conhecimentos e aqueceu o clima literário na FURB e na Uniandrade (onde orientou quatro dissertações de mestrado); não contente com um título de doutorado em literatura, com a tese sobre a ficção de Toni Morrison, concluiu um segundo doutorado em Estudos da Tradução, desenvolvendo uma forma de análise da tradução da literatura afro-americana para o português no Brasil. O ensaísta publicou dezenas de artigos, desenvolvendo um forma singular de análise da identidade na perspectiva pós-colonial, defendendo entre as posições colonizadas (de complexo de próspero) e de oposição (metáfora Calibã) as posições catalistas/exuístas (metáfora exu, a comunicação e a síntese). Uma teoria literária que impacta pelos conceitos próprios a partir da ótica pós-colonial afro-blumenauense. Uma obra ensaística a orientar nossas análises. Uma poesia em prosa e uma prosa em poesia. Escritos a degustar. Uma obra a nos acompanhar, a nos desafiar e a nos provocar a novas leituras afro-americanas e afro-brasileiras.

Waltel Branco
Nasceu em Paranaguá no Dia do Músico (22 de novembro). Morador de Curitiba, já tocou em países como Cuba, Estados Unidos, Japão e circulou também pela Europa. É maestro, compositor, arranjador, violonista, guitarrista, produtor, professor e também especialista em trilhas para novelas e cinema. A lista de músicos que já trabalharam com ele traz grandes nomes: Andrés Segovia, Nat King Cole, Dizzy Gillespie, Bento Mossurunga, Tom Jobim, Roberto Carlos, Tim Maia, Baden Powell, Quincy Jones e Henry Mancini. Seu trabalho mais conhecido, realizado em parceria com Henry Mancini, é o tema de 'A Pantera Cor-de-Rosa', no qual fez os arranjos. Tem o seu nome ligado ao surgimento da bossa nova e trabalhou no álbum 'Chega de Saudade', de João Gilberto.

_________________________________
Programação -  21/07/2015 (terça-feira)
15h

Mostra de Cinema Negro | Saberes Negros do Sul - Exibição de filmes produzidos na região sul, seguido de debate.
Filme: Cafundó, com direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno.
Local: Reitoria da UFPR, Sala de Conferência, 2º andar, Edifício Dom Pedro I, (Rua General Carneiro, 460, centro).
18h
“Mitologia dos Orixás” - Performance com o professor de dança afro Carlos Malaquias, com acompanhamento de atabaques.       
 “Recitar - Escritos Sobre Orixá Exu” – leitura da obra do escritor e Prof. Dr. José Endoença Martins.
20h
Samba do Compositor Paranaense - Roda de samba autoral, com acompanhamento técnico de som (Elton Som). O Samba do Compositor Paranaense (SCP) é uma roda de samba semanal onde se cantam sambas locais. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), que fica na Trav. Nestor de Castro s/n, Galeria Júlio Moreira - Largo da Ordem - Curitiba).
 

__________________________________
Programação - 22/07/2015
(quarta-feira)
15h
Mostra de Cinema Negro | Saberes Negros do Sul - Exibição de filmes produzidos na região sul, seguido de debate.
Filme: Documentário “Terra - Comunidade Quilombola Paiol de Telha”, audiovisual produzido pelos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Campo Real.
Local: Reitoria da UFPR, Sala de Conferência, 2º andar, Edifício Dom Pedro I, (Rua General Carneiro, 460, centro).
Filme: Documentário “Nas Margens do Riso: Quilombos de Alegria e Luta”, do diretor Pedro Krum.
Local: Reitoria da UFPR, Sala de Conferência, 2º andar, Edifício Dom Pedro I, (Rua General Carneiro, 460, centro).

18h30 às 19h30
Lançamento de livros (Hall Teatro Reitoria)
19h às 20h
“Vozes da Voz” - Trabalho coreográfico criado a partir de ações que expressam uma série de questões acerca dos processos de construção de identidade dos artistas que compõem a cena e suas relações com o contexto geográfico-cultural e social da cidade de Curitiba. Interpretes-criadores: Ariane Souza, Leonardo (Kunta) da Cruz e Priscilla Pontes.
20h
Show da cantora Janine Mathias - A cantora trabalha na divulgação de seu trabalho por meio de shows do EP “ Eu Quero Mergulhar”. Janine Mathias lançou, em junho de 2014, seu primeiro trabalho com Voz e Piano, o single digital “Me Fez Canção”, música na qual demonstra a intenção maior da cantora, que é não ter um ritmo maior do que sua intuição musical, como declara: “O não ser tachado por algo é quase impossível, mas o dom que tenho, vem dessa escola que não desclassifica nada e tudo se faz canção no ritmo da vida”.

_________________________________
Programação - 23/07/2015
(quinta-feira)
15h
Mostra de Cinema Negro | Saberes Negros do Sul - Exibição de filmes produzidos na região sul, seguido de debate.
Filme: Documentário “Sob a Estrela de Salomão”, de Otavio Zucon, Geslline Braga, Janaina Moscal, Caroline Blum e Brenda Maria Oeiras Santos.
Local: Reitoria da UFPR, Sala de Conferência, 2º andar, Edifício Dom Pedro I, (Rua General Carneiro, 460, centro).
17h às 18h
“Linha Preta” - Passeio monitorado em locais onde há registros da presença negra no centro da cidade e na história de Curitiba.  Roteiro: 1) Ruínas de São Francisco; 2) Igreja do Rosário; 3) Arquitetura do Largo da Ordem; 4) Memorial de Curitiba; 5) Bebedouro; 6) Praça Tiradentes; 7) Arcadas do Pelourinho; 8) Água pro Morro/ Maria Lata D’Água; 9) Chafariz da Praça Zacarias; 10) Praça Santos Andrade - “Colônia Afro-Brasileira”; 11) Praça 19 de Dezembro; e 12) Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio.
 
18h30 às 19h30
Lançamento de livros (Hall Teatro Reitoria)
 

19h
“Batalha da Cultura” - É um espaço para cada MC ‘dar a letra’ do seu rap, das suas rimas, com o direito de 30 segundos de ataque/defesa quando outros MC’s estiverem ‘pra batalha’. Responsável: MC Caxaria.

20h
"Homenagem a Waltel Branco"
22h
"Cadê Tereza?" - Festa de encerramento do II Copene Sul - A festa, em comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, será realizada na Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio. Com discotecagem da DJ Babi Oeiras, participantes dos II Copene Sul vão dançar ao som da música negra de qualidade - funk, soul, samba, samba-rock, dentre outros ritmos.
Local: Rua Desembargador Clotário Portugal, 274, São Francisco, Curitiba.

ATIVIDADES PARALELAS REALIZADAS DURANTE O II COPENE SUL
Exposição “Saberes negros do Sul do Brasil; Pensamento afro-brasileiro; pensamento africano e da Diáspora” | Sala Arte, Design & Cia

A exposição visa contribuir para dar visibilidade à produção de artistas plásticos/as negros/as, especialmente aqueles/as que atuam na região sul do país, bem como estimular o debate a respeito do processo de invisibilidade da produção de desses artistas. As visitas serão monitoradas e previamente agendadas.
Curadoria: Jandicleide Evangelista Lopes, Marco de Oliveira e Priscila Souza.
Data: de 21 a 24 de julho de 2015
Local: Rua General Carneiro, 460 | Hall do Edifício Dom Pedro I(térreo) | Reitoria | Curitiba Paraná.

“Espaço de trançados do II Copene Sul”

Durante todos os dias do congresso, os participantes poderão fazer penteados com trançadeiros e trançadeiras, mediante o agendamento com a monitoria responsável pelo evento. Trançadeiras responsáveis: Angela Maria e Brinsan Ferreira N'tchala.
 

_______________________________________
Organização das atividades: Comissões de Cultura, Comunicação, Eventos e  Infraestrutura do II Copene Sul e Movimentos Sociais Negros
Angela Maria, Brenda Maria Oeiras Santos, Daiane Silva Vasconselos, Don Joey(Centro Cultural Humaita), Ivo Pereira de Queiroz, Jandi Lopes, Jorge Santana, Julio Alexandre, Leonardo da Cruz, Márcio Marins, Megg Marco Rayara de Oliveira, Neli Gomes Rocha, Priscila Souza, Socorro Araújo, Wellington Oliveira dos Santos, William Barbosa e Zelador Candiero (Centro Cultural Humaita). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário