quarta-feira, 3 de junho de 2015

Conferencistas do Brasil, EUA e Camarões confirmam presença no II Copene Sul

O Congresso contará com palestras da Ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, de professoras doutoras da University of Califórnia, Los Angeles (UCLA) e da University of Buea (Buea -Camarões) 


De 21 a 24 de julho acontece em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR-Campus Reitoria), o II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul – II Copene Sul, com o tema “Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora”. O congresso é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (NEAB/UFPR) e pela Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN). As inscrições para submissão de resumos seguem até 10 de junho.  

Com uma proposta multidisciplinar, o II Copene Sul objetiva, também, aprimorar e aprofundar o debate sobre pesquisas produzidas com a temática racial. Para tanto, contará com palestras de expoentes de diferentes áreas do conhecimento, apresentações de pôsteres e trabalhos de pesquisadores negros da região sul, mesas-redondas e minicursos.

Dentre as conferencistas que estarão presentes no II Copene Sul estão a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes; Dr.ªSandra Graham, professora da Universidade da Califórnia (UCLA); Dr.ª Therese M. S. Tchombe, professora da University of Buea – Camarões e  Dr.ª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, representante do NEAB da Universidade Federal de São Carlos.  

Realização e Apoio
O II Copene Sul é uma realização do NEAB/UFPR e ABPN e recebe o apoio do Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi); Curso de Especialização a Distância em Educação das Relações Étnico-Raciais (NEAB-UFPR); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor); Fundação Araucária (Funpar/UFPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd/UFPR); Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (Cepigrad/UFPR); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial (Fpeder-PR); Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (Fecoqui-PR); Fórum Paranaense de Religiões de Matriz Africana e Rede de Mulheres Negras do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário