terça-feira, 16 de junho de 2015

Atenção! Dia 19 de junho é o prazo final para envio de resumos, pôsteres e minicursos


A Comissão Organizadora do evento decidiu encerrar, no dia 19 de junho (sexta-feira), o prazo para o envio de resumos, pôsteres e minicursos para o II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul – II Copene Sul.  O congresso será realizado em Curitiba, de 21 a 24 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR-Campus Reitoria).  Os/as interessados/as em participar do II Copene Sul, mas que não vão enviar trabalhos científicos podem se inscrever até 21 de julho. Clique aqui para fazer a inscrição.

Segundo o professor Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva, o congresso já tem garantido um significativo intercâmbio científico com os trabalhos submetidos e aprovados, mas salienta que ainda há Eixos Temáticos importantes para submissões.  “Aguardamos trabalhos de pesquisadores/as que tratam temas como Saúde da População Negra; Criminologia, segurança pública e racismo; Questão urbana e segregação racial; Comunicação e Linguagem e Mídia; Estética Negra e Imaginários Sociais, Gênero, Sexualidade, Raça e Interseccionalidade, dentre outros", elenca o professor.

Tema e Eixos Temáticos
O tema do II Copene Sul é “Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora".  A escolha do tema revela a intenção de congregar no evento o conhecimento produzido pelos/as cientistas e intelectuais negros/as vinculados à Associação Brasileira dos/as Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e aos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB’S), em intenso diálogo com o conhecimento produzido pela intelectualidade negra brasileira e da diáspora, bem como com os movimentos sociais negros, comunidades quilombolas, e tradições religiosas de matriz africana (comunidades de terreiro) e comunidades tradicionais.

Com o encerramento do prazo na próxima sexta-feira(19), os/as interessados/as  em participar do II Copene Sul têm uma nova oportunidade para enviar resumos para comunicações orais nos 17 Eixos Temáticos, propostas de pôsteres e de minicursos.  Cada inscrito poderá submeter até dois trabalhos para apresentação. Para os trabalhos a serem apresentados em comunicações orais devem ser enviados um resumo de 250 a 300 palavras, com título, acompanhado de três a cinco palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Realização e Apoio
O II Copene Sul é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (NEAB/UFPR) e ABPN e recebe o apoio do Ministério da Educação, de instituições ligadas à pesquisa, universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de movimentos sociais negros paranaenses. A organização local  do evento é realizada pelo Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva, Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha, Profª. Dra. Lucimar Rosa Dias e Mestre Roberto Jardim da Silva. As comissões que dão suporte -  infraestrutura, científica, comunicação, cultura, dentre outras -  contam com 42 integrantes, entre eles, doutores/as,  doutorando/as, mestres/as, mestrando/as e alunos/as de diferentes cursos de graduação da UFPR.
 

Mais informações:  www.facebook.com/IICopeneSul | NEAB-UFPR: (041) 33102707 |copenesulcuritiba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário